Questione, jornalista! parte final

Para encerrar, confere aí o texto opinativo da Priscila produzido no componente curricular “Redação Jornalística II” do professor Marcio Granez!

O que já era ruim pode ficar pior

por Priscila Knechtel

Está tramitando no Senado um projeto de lei que pretende alterar o Código Florestal brasileiro. As modificações previstas pelo novo código enfraquecem as leis que protegem as florestas e outras áreas naturais no país trazendo riscos à vida humana e incentivando o desmatamento. A exemplo das modificações está a permissão da ocupação de áreas de risco, como encostas de morros e margens de rios, abrindo espaço para mais tragédias e desastres naturais, como enchentes, deslizamentos de terra (como os que ocorreram na Região Serrana do Rio de Janeiro), falta de água, entre outros impactos irreversíveis. Outro item inadmissível é o perdão aos crimes ambientais cometidos até julho de 2008, incentivando dessa maneira novos desmatamentos e beneficiando quem descumpriu a lei, já que não precisarão pagar multas e recuperar as áreas desmatadas. Vai se tornar ainda mais fácil desmatar!

A lei tem que contribuir para evitar o desmatamento e não promovê-lo. A modificação do Código Florestal não só não resolve, como torna ainda mais crônico o problema no Brasil. Num mundo cada vez mais preocupado com as questões ambientais esse é um imenso retrocesso na Legislação Ambiental. Será que a cultura da impunidade e do lucro a qualquer custo vencerá mais essa batalha?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s