Olimpíada Estadual mostra que esporte não é só esforço físico

por Raíza Goi

Como sede da 26ª Olimpíada Estadual do Sesi, a cidade de Ijuí mostrou à comunidade a importância da prática esportiva de uma maneira diferente. A população pôde desfrutar de diversos espaços, como áreas de lazer e relaxamento, além de locais onde as pessoas recebiam orientações para a prática correta de atividades físicas e avaliação nutricional.

Ao contrário do que muitos pensam, as Olimpíadas não se resumem apenas aos esportes mais tradicionais, como o futebol e o vôlei. Dominó e Xadrez Pensado são modalidades que também possuem lugar de destaque.

Diferente de outros esportes que requerem maior esforço físico, no dominó e no xadrez características como concentração, técnica e raciocínio prevalecem. A sorte, é claro, também é bem-vinda.

Cada modalidade possui suas regras. No dominó, por exemplo, existe a fase classificatória, no qual as equipes (compostas por duplas) se enfrentam dentro das chaves, posteriormente disputam a semifinal e a final. Já no xadrez, o atleta disputa contra todos os demais, e o jogador que ao final das rodadas somar o maior número de pontos é o vencedor.

Raciocínio rápido, atenção e concentração são virtudes que podem vir a ser desenvolvidas com a prática dessas modalidades esportivas, benefícios tão importantes quanto os trazidos por esportes que necessitam de maior gasto de energia.

Fábio Goetz : A técnica e a experiência surgem com o tempo.

Fábio Goetz revela que aos 16 anos comprou um tabuleiro de xadrez, leu as regras e passou a jogar, sem ninguém tê-lo ensinado. Nestas Olimpíadas Fábio faturou o segundo lugar, o que torna essa façanha ainda mais incrível. “A técnica e a experiência surgem com o tempo”, completa o jogador.

Equipes de cidades como Canoas, Dois Irmãos, Caxias do Sul, Estrela, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Bagé e Passo Fundo estavam presentes. Para participar das Olimpíadas os jogadores passaram pela fase municipal e regional, os vencedores da Olimpíada Estadual deste ano estão classificados para o Campeonato Sul-Brasileiro, que será realizado em Maringá, no Paraná.

A Olimpíada de 2011 promoveu a integração entre as empresas da região, e procurou incentivar a prática esportiva como fator determinante para a qualidade de vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s