Independente de qual for o seu tema: Desafie-se

Já conferimos aqui um pouco sobre a monografia da Lucy. Agora é vez conhecer um pouco melhor o tema da Nay, que faz uma conexão com a publicidade do outro lado do Atlântico…

O religioso Heber J. Grant diz que “Aquilo que persistimos em fazer torna-se mais fácil, não porque a natureza da coisa mude, mas porque a nossa capacidade de executá-la aumenta”.

Há tempos atrás eu apenas sonhava em estudar ou trabalhar em qualquer lugar fora do Brasil, também almejava conhecer os lugares que via somenteem filmes. No entanto, esses pareciam planos incertos, digamos que, “quase impossíveis” por pensar que tudo isso seria muito caro. Considerar os nossos desejos “muito caros” é um grande erro, principalmente por ser acadêmica de publicidade, área que trabalha na produção de idéias e os meios necessários para concretização dessas, com um valor em dinheiro que não é nosso. Por isso nada disso custa caro, tudo isso é um investimento.

Nesse sentido, diante da proposta de intercâmbio oferecida pela UNIJUÍ, e do meu interesse em conhecer uma nova cultura, aprender costumes diferentes, sair da rotina e adquirir experiência por meio de tudo o que era desconhecido, decidi apostar em vivenciar seis meses de intercâmbio em Portugal.

Entretanto, morar e estudar um semestre na cidade do Porto não serviu apenas para aprender a administrar o dinheiro, viajar e conhecer pessoas de várias nacionalidades. Esse período serviu para ampliar a bagagem cultural como também poder observar como a área da publicidade e propaganda é aplicada em outro local. Um fator que alavancou a oportunidade de ter conhecimento e acesso as agências da cidade foi à chance de realizar uma pesquisa para a disciplina de Atendimento e Planejamento, que na época cursava pelo módulo EAD, diante disso, surgiu a curiosidade de ampliar este estudo e aprofundar a origem da publicidade no país e também de observar como a área evolui dentro de Portugal, um país que descobriu o Brasil, que às vezes parece tão evoluído e outras tão atrasado.

Curiosidades me levaram além de aprofundar estes conhecimentos em Portugal, a fazer o mesmo no Brasil, mais especificamente em Ijuí, minha cidade de origem. O estudo da realidade de mercado da propaganda em Ijuí e Porto me proporcionou a chance de poder fazer um paralelo entre os dois cenários, poder apontar como as agências estão estruturadas, os tipos de serviço que oferecem, como se posicionam no mercado e também como estão lidando com as novas tendências de comunicação.

Um estudo que estou amando, e o qual projetei futuro. É engraçado olhar para trás e ver que o meu projeto tinha outro foco. Monografia é algo sério, algo que assusta ao mesmo tempo em que surpreende e encanta, é como se fosse um relacionamento. Por isso, quando chegar a sua hora, saiba que para este momento existem diversas possibilidades, você pode escolher um tema que domina ou um tema o qual desconhece e quer conhecer. Entretanto, a maior magia acredito que esteja em desafiar-se e apostar no quanto essa experiência vai colaborar para o avanço dos conhecimentos, com certeza isso só tem a acrescentar na aprendizagem pessoal, cultural e profissional. A monografia é um momento que junto dos anos de academia proporciona a evolução da área de estudo e, assim, permanecer sempre aberta para o novo.

Sob a orientação da prof. Mel, “Onde estamos? Análise do relacionamento entre mercado e cliente nas agências de publicidade da cidade do Porto/Portugal e Ijuí/Brasil” é o título do meu estudo o qual já esta em contagem regressiva. A fase de finalização parece mais tensa, mas como diz a prof. Vera “ninguém sabe mais disso do que você que pesquisou e estudou”.

Quem sentiu-se instigado em conhecer os apontamentos deste estudo, sinta-se convidado no dia 05/07/2011 a assistir a minha defesa. Quanto ao local, a Fabi informa daqui uns dias.

Anúncios

Uma resposta em “Independente de qual for o seu tema: Desafie-se

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s