Oi, como vai você?

O período da monografia é um dos mais importantes para os acadêmicos, quem ainda não passou por essa experiência pode conferir aqui o trabalho dos formandos do primeiro semestre de 2011. Para começar: @lucy_ferrari A garota com olhos de caleidoscópio…

Bem legal essa oportunidade de falar sobre monografia aqui no Blog da Usina. Principalmente, porque toda vez que tento explicar para as pessoas o tema da minha mono, sinto que não consigo ser clara. Talvez, porque eu mesma tenha entrado nessa sem saber direito o que pretendia, mas acredito que isso seja um pouco “normal”.

Minha monografia trata-se de um estudo de caso. Minha intenção foi trazer um pouco da história e da evolução da Internet, até chegar ao que conhecemos hoje, a famosa Web 2.0 e seus fenômenos. Hoje temos os sites de redes sociais, que são os responsáveis pela maior porcentagem de acessos na Internet. E novos sites e ferramentas surgem a cada dia.

O foco do estudo é o humor na Internet e as pessoas que estão por traz dele. Peguei como casos os dois maiores vlogueiros do país, PC Siqueira e Felipe Neto. Na análise, falo sobre a onda dos Vlogs e tento buscar respostas sobre como eles (PC Siqueira e Felipe Neto) se tornaram tão populares na Internet em tão pouco tempo e sobre o fenômeno do espalhamento, ou seja, o que leva os internautas a disseminarem determinados conteúdos na rede. Já sei que o humor é um dos motivos.

Sem aprofundar muito, também trago outros casos bem sucedidos de uso de humor na Internet, como Rafinha Bastos, blogs de humor como Bobagento, Não Salvo e Ñ Intendo, os memes, perfis falsos no Twitter, entre outros. Mas os casos que eu realmente analiso são os dois citados acima.

Por que eles? Porque eu gosto deles. Acho que esse é o segredo para uma monografia de sucesso, escrever sobre o que você gosta e o que se identifica. Muitos acham o PC Siqueira e o Felipe Neto dois babacas sem tamanho. Tudo bem! Mas, para mim, eles contribuíram para o surgimento do novo humor (falo sobre isso na monografia também), o humor da Internet, mais escrachado, mais debochado, irônico, sarcástico e negro. E isso é legal, porque o humor no Brasil se resumia em apelo sexual. Óbvio que a ala masculina adora, mas, vamos combinar que as piadinhas já estavam ficando bem sem graça. A nova geração, a geração Web 2.0, clamava por algo novo.

Ainda não finalizei o trabalho – falta pouco – mas, na conclusão, também pretendo falar sobre como nós, publicitários, devemos olhar para esses novos fenômenos que surgem, tentar entendê-los e de alguma forma, aproveitá-los na publicidade. A Internet é o futuro da publicidade, não que as outras mídias não sejam importantes, são, mas a Internet evoluiu demais para ser deixada em segundo plano. Nos casos analisados, já se pode observar a inserção de merchandising, algo como PC Siqueira falando sobre um assunto e do nada: “Nossa, me deu uma sede!” Nisso, vai até a geladeira, abre e, olha só, uma porta cheia de latinhas de Pepsi. Ele pega uma e fica tomando enquanto continua falando sobre outra coisa. Simples, óbvio, mas funciona.

Finalizando, a Fabi também me perguntou alguma dica sobre como conciliar trabalho, faculdade, namoro, família, festas e monografia. Para mim, não foi difícil, nunca deixei de fazer nada. Monografia não é esse bicho de sete cabeças que todo mundo fala. Foi até divertido fazer, como eu mesma costumava dizer no Twitter no início da mono: “Mais uma noite que passo com @pecesiqueira”. Claro, justamente porque escolhi um tema que adoro. Se eu fosse escrever sobre Indústria Cultural (desculpa Nilse, mas não ia rolar), eu acho que já teria morrido de tédio. Enfim, eu basicamente escrevi monografia nas quintas-feiras, que é meu único dia de folga na semana. Finais de semana fiquei com o namorado, sim! Mas se você não for muito organizado, não siga meu conselho.

Ainda não sei que dia apresento a monografia, mas provavelmente as datas de todas as apresentações serão divulgadas aqui no blog, eu acho. Então, quem se interessou, já fica o convite para ir me ver, eu deixo. Prometo uma apresentação bem humorada. Para quem tiver alguma dúvida, interesse, mimimi, também pode mandar um e-mail para mim: luciene.ferrari@gmail.com. E quem não conhece PC Siqueira e Felipe Neto ainda, peloamordedeus, entra aí: www.youtube.com/maspoxavida e www.youtube.com/felipeneto.

AH, claro, já ia esquecendo. Minha orientadora é a Mel. Aproveito para agradecê-la por todas as dicas e orientações. Obrigada, Mel!

8 respostas em “Oi, como vai você?

  1. AmOoooooooR“
    Que bom que não me abandonastes nos finais de semana por causa desta monografia. Mas vale lembrar que nestes mesmos finais de semana tu não te esqueceu em momento algum dela.
    – Bah, minha monografia está super atrasada, não sei se vai dar tempo….

    Te amo.

  2. ooi, também gosto do tema principalmente do felipe neto.. mto divertido os vídeos delee o que ele fala sobre crepúsculo então .. muito massa, claro que eu sou uma das que já assistiram, não sou uma das fãzinhas da saga mas gosto.. e mesmo assim ri mto.. aah claro que tirando o lado beem machista dele né.. legal escolher esse tema.. é uma acho que é uma monografia que até me arriscaria a ler :P iuahsiuahs por hoje é isso!

  3. Lucyyy que diver :D

    Sabia que estava escrevendo sobre a web, mas não exatamente!

    Boa sorte amada, desejo sucesso nisso tudo!!!

    E com certeza estarei na sua apresentação para te aplaudir :)

    beijocas

  4. Obrigada gente e desculpa por obrigar vcs a comentar meu post, HAUHAUAHUA

  5. Tá, eu admito: acho eles uns babacas, uahauahaua. E a Lucy sabe disso! Mas é legal analisar esse fenômeno da web. E certamente é a primeira aluna que trabalha esse tema na faculdade.

    Boa sorte, Lucy! Bom saber que tu estás produzindo algo que gosta. O resultado será ótimo, não tenha dúvidas. :*

Deixe um comentário

