Um Intercom que vai deixar saudade

Com a galera da Unijuí já de volta, confira como foi a apresentação dos trabalhos, produzidos na Universidade, durante o Intercom Sul 2011.

A sexta-feira (27), dia das apresentações de trabalhos da Unijuí no Intercom, foi de muito sol e calor em Londrina no Paraná. Sete artigos foram apresentados no Intercom Junior, um na Expocom e um nas Divisões Temáticas. Momento de troca de experiências com as outras universidades do Sul do país.

O Intercom Junior é um espaço acadêmico criado para acolher trabalhos de estudantes de graduação. A Unijuí apresentou este ano sete trabalhos entre eles o artigo “Pesquisa empírica em comunicação: a experiência do Projeto Fronteiras”, de Elenise Carneiro, Michelle Tjäder, Marília Munareto. “O nosso artigo mostrou como a pesquisa empírica se apresenta no Projeto Fronteiras: a identidade fronteiriça nas ondas da rádio, que é um projeto que existe desde o ano de 2008 e é orientado pela professora Vera Raddatz”, explica Michelle que apresentou o trabalho na tarde do dia 27. Nessa categoria a Unijuí ainda apresentou “Pesquisa empírica na interface da comunicação e da educação” por Vanessa Bruisma e Patricia Kuhn; “A Influência de Séries e Sitcoms Anglo-Americanas na Conduta dos Adolescentes de Ijuí” por Gisele Noll; “Telejornalismo: a Notícia sendo considerada como uma Mercadoria” por Micheli Thiesen; “Publicidade e Aids: análise dos comerciais veiculados pela mídia eletrônica” por Diogo Ferreira; “O impacto da mídia televisiva na educação das crianças” por Rafaela Constância; e ainda “Teoria da recepção e as reportagens sobre as falhas do Enem” por Patricia Kuhn.

A Unijuí nesse ano também concorreu na Expocom. A Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação é um prêmio destinado aos melhores trabalhos produzidos por alunos de graduação. A universidade nesse ano teve a fotografia “Pés de Valsa”, da estudante Patricia Kuhn classificada na categoria Fotografia Jornalística, na modalidade Jornalismo. “Infelizmente não ganhamos, mas tenho certeza que foi um grande momento de aprendizagem, nunca tinha participado da Expocom e com certeza esse trabalho, assim como os outros dois apresentados no Intercom Junior, serviram muito para meu crescimento pessoal e profissional”, afirmou a acadêmica.

Nas divisões temáticas que incluem trabalhos de graduados, mestres e doutores em comunicação que realizam um debate sobre a realidade da área, a Unijuí foi representada pela professora Vera Raddatz. O trabalho “Reflexões sobre as TICs no processo de formação do conhecimento” foi apresentado na Divisão Temática Interfaces Comunicacionais “Através do projeto Mídias, Tecnologias e Educação: modos de aprender e ensinar, debatemos a inserção da tecnologia no processo ensino/aprendizagem abordando as melhores formas dessa utilização para a aprendizagem do aluno”, explicou a professora Vera.

O último dia do evento foi marcado pelas oficinas. Os alunos Mateus Tamiozzo e Patricia Kuhn participaram da “Assessoria de Imprensa e Gestão de Imagem no Esporte”. “Gostei muito, conheci um outro lado do jornalismo esportivo. Realmente um dos melhores momentos do Intercom Sul2011”, destacou Mateus Tamiozzo. Quem não foi nesse Intercom não pode perder os próximos. O Intercom Nacional esse ano será realizado em Recife – Pernambuco e o Intercom Sul do ano que vem será em Chapecó – Santa Catarina, a apenas 4h de Ijuí.

Deixe um comentário