Academia X Mercado

Na noite do dia 20, às 19h30, será realizado no Salão Azul do Prédio da Biblioteca Mário Osório Marques, uma mesa redonda com egressos das 3 habilitações de nosso curso debatendo o tema Academia X Mercado.

Conheça os nomes por trás da mesa redonda comemorativa dos 15 anos do curso de Comunicação Social da Unijuí.

Publicitário Otávio Siqueira

Comecei minha faculdade em março de 2001 e me formei no meio de 2008 . Praticamente oito anos de estudo, um período em que também trabalhei em rádio, jornal, revista, assessoria de comunicação e agência de publicidade, como forma de por em prática o que o curso me trazia. Além dos professores, tenho outras boas memórias da Unijuí, entre elas o Festicom, que em sua simplicidade nos põe em contato com o espírito competitivo do mercado criativo. Se pudesse, começaria hoje a fazer de novo a mesma faculdade.

Trabalho como Diretor de Arte na Soluty Comunicação e Design, em Santa Rosa, da qual passei a ser sócio este ano, após 3 anos e meio na Empresa. A agência atende clientes de vários portes, desde o comércio local até empresas de presença internacional, entre outros que abrangem a Região e o Estado. Trabalho na criação, com o desenvolvimento e direção de arte de campanhas, materiais gráficos, redação, direção de fotografia, entre outros expedientes da profissão. Não fico estático em apenas uma função, pois a publicidade requer conhecimentos mais abrangentes. Além da agência, sou professor do Curso Técnico em Design Gráfico da SETEREM, em Três de Maio. Também tenho a música como atividade, em meu grupo instrumental chamado “Primeira Classe”. Atualmente estou cursando Pós-Gradação em Artes Visuais: Cultura e Criação, pelo Senac.

Publicitário Gabriel Sausen Feil

Graduado em Comunicação Social, Habilitação Publicidade e Propaganda, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003); Mestre em Educação nas Ciências pela mesma Universidade (2005); Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Professor de Comunicação Social da Universidade Federal do Pampa; membro dos Grupos de Pesquisa “DIF – Artistagens, Fabulações, Variações”, “Diálogos do Pampa” (ambos cadastrados no Diretório de Pesquisa do CNPq) e líder do “GP TEXTO”.

Jornalista Reges Shwaab

Atualmente é Doutorando em Comunicação na UFRGS, com período de estudos na Universidade Nova de Lisboa. É Mestre em Comunicação também pela UFRGS. Graduado em Jornalismo e especialista em Humanidades pela UNIJUÍ. Entre 2001 e 2007, atuou na Rádio UNIJUÍ FM. Foi diretor de Comunicação do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul, entre 2007 e 2009. É co-organizador do livro “Jornalismo Ambiental: desafios e reflexões” e lança em outubro seu primeiro romance. Tem pesquisado sobre jornalismo e discurso e jornalismo e meio ambiente.

Jornalista Luiz Henrique Berger

Faço parte da primeira turma, que teve outros 5 colegas de Jornalismo recebendo o canudo.
Sempre digo que, para o bem ou para o mal, sou o que sou profissionalmente por ter passado pela universidade.

O primeiro time de professores era muito qualificado, e o acerto do departamento se confirma hoje, já que boa parte ainda continua na universidade. Foi a universidade que me transformou num sujeito mais crítico, e sigo tentando cumprir com o juramento que fiz no dia em que ganhei o canudo: de ajudar a transformar o mundo.

Eu trabalho há quase 20 anos no jornalismo. Mesmo antes de formado já atuava. Eu comecei o curso na Unisinos, em São Leopoldo, onde fiz 4 semestres. Os outros 4 completei em Ijuí, mas tive que esperar os 4 anos pois era a primeira turma.

Trabalho hoje na Rádio Repórter. São 10 anos de casa, com um intervalo de 6 em que atuei na Rádio Unijuí. Passei 3 anos na Progresso. Em meios impressos, trabalhei no Jornal Hora H, somando entradas e saídas uns 4 anos, e no Imparcial, mais 3. No Jornal O Repórter, ajudei na criação do projeto e fiquei nas primeiras 24 edições.

Sobre a mesa redonda, posso antecipar que não levo boas notícias, hahahaheheh. Vou lá pra conversar com vocês sobre a rotina da nossa profissão, os sonhos que eu tinha e hoje ainda tenho, e os sonhos que eu tinha e não tenho mais. Acho que perdi os óculos de ver a vida colorida. Também acredito que poderemos falar um pouco sobre rádio, algo me agrada muito. Sou um ouvinte de rádio AM, rádio de notícias e conheço razoavelmente o rádio feito no Brasil. Quem sabe, se sobrar tempo, falo de alguns momentos bons e outros nem tanto que vivi nesse período. Ah, posso confessar que estaria melhor de vida se tivesse escolhido outros caminhos oferecidos ao longo da vida, mas como não andei em grupo, como não aceito qualquer sacanagem como coisa normal, a vida financeira nao é das melhores, mas dá pra ir levando. Fui eu que escolhi viver assim. Não reclamo. Está tudo certo.

Relações Públicas Queila da Rosa

Me formei em março de 2004 na Unijuí, em Relações Públicas. Logo após cursei Teologia em Belo Horizonte/MG. Atualmente sou a Relações Públicas da Unimed Noroeste, entre as funções do dia a dia algumas delas são: organizar eventos e feiras, desenvolver a comunicação interna, coordenar materiais de comunicação na empresa, acompanhar criação e materiais confeccionados pela agência (terceirizada), desenvolver projetos junto ao público interno, clipping, apoio aos diferentes setores da Unimed (divulgação de programas e eventos, sugestão de programação, criação de materiaia…), avaliar e fechar patrocínios, cerimonial e protocolo, realização e complicação de dados de pesquisa.

Relações Públicas Marcela Guimarães e Silva

Formada pela Unijuí em fevereiro de 2003, Pós Graduada em Comunicação Midiática na UFSM, Mestre em Extensão Rural 2005 na UFSM e atualmente é discente de doutorado de extensão rural na UFSM. Já foi professora da Unijuí, Unicruz e atualmente é prof. da Unipampa.

Anúncios

2 respostas em “Academia X Mercado

  1. Gente, como poderemos acompanhar o evento pela internet? Nem todos que gostariam poderão estar presentes!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s