Acadêmicos de Comunicação fazem defesa da monografia

Na semana passada os acadêmicos do Curso de Comunicação Social iniciaram as defesas de monografias. A Usina de Idéias conversou com cada um deles para saber sobre o tema e o que os inspirou a realizar a pesquisa sobre tais assuntos.

No último dia 14, o acadêmico de Jornalismo Francisco Oliveski sob a orientação do professor Valdir Kinn fez a defesa de sua monografia sobre “O Sensacionalismo na Mídia Impressa: Um Estudo de Caso no Jornal Gaúcho O Correio do Povo”.  Francisco conta que o interesse pelo assunto surgiu devido ao aumento do jornalismo popular e a força que o mesmo vem ganhando ao fazer uso de recursos discursivos e também imagéticos.

Já no dia 16 foi à vez do acadêmico de Publicidade e Propaganda, Alex Duarte, sob a orientação da professora Vera Raddtaz defendeu “Geração Futura Universidades Parceiras: Um Jornalismo que Espelha o Brasil”.  Alex teve interesse por esse assunto devido ao trabalho que realiza como repórter e redator do jornal “A Notícia”, de São Luiz Gonzaga. “Foi nessa experiência que tive a oportunidade de estagiar no canal Futura, junto com o projeto do ponto de cultura, no projeto geração futura universidades parceiras”, relata Alex. Ele ressalta ainda que “foi lá que conheci a importância desse telejornalismo que se apresenta como um novo modelo de comunicação social”.


A acadêmica de Jornalismo Vanessa Laís Mallmann Massmann também sob orientação da professora Vera Raddatz defendeu sua monografia no dia 16: “Educomunicação: o papel da mídia na formação escolar”. Vanessa foi bolsista da professora Vera no projeto de extensão Rádio na Escola. Ela ressalta a importância desse trabalho na escolha do tema “esses dois anos de trabalho pude perceber os caminhos que passou a inserção de um meio de comunicação no espaço educativo, os benefícios que proporcionou aos participantes e a dificuldade que se teve para inserir essa prática em uma rotina preestabelecida há anos”, enfatiza.

E para encerrar essa série de defesas o acadêmico de Jornalismo Jean Joris sob orientação da professora Vera Raddatz teve como tema: “Infográficos super interessantes uma proposta contemporânea para o jornalismo informativo”. Jean teve sua pesquisa embasada em bibliografia e análise das revistas “Super Interessante”. “Faz anos que sou assinante, eu sempre me contagiei e me cativei pelo modo diferenciado deles de fazer jornalismo, que é um modo contemporâneo que fala para o perfil pós-moderno”, salienta Jean.


A Usina de Idéias parabeniza os formandos e deseja boa sorte nos projetos deles para o futuro.

Por Luana da Costa – Estagiária de Jornalismo

Anúncios

2 respostas em “Acadêmicos de Comunicação fazem defesa da monografia

  1. Lindo lindoo \o/

    Agora eu me embarco nas pesquisar pra minha mono, que será defendida ano que vem….

    Parabens colegas!!

    Nay

  2. Veleu pessoal!!!!!
    Parabéns Francisco, parabéns Alex e parabéns Jean!!!
    Todo esforço valeu a pena!!!
    Vou sentir mta saudades disso tudo!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s