O estagiário do Laboratório de Foto

Me chamo Eduardo Elias Erthal, tenho 19 anos e sou acadêmico do curso de Comunicação Social, habilitação Jornalismo, na Unijuí e baterista nas horas vagas. Ingressei na universidade em 2008, logo após concluir o Ensino Médio, em Boa Vista do Buricá, de onde sou natural. Acredito que é neste estágio da vida que uma pessoa começa a decidir que caminhos seguir, como, por exemplo, a profissão, logo, a graduação que deseja cursar.

A minha escolha pelo curso de Jornalismo foi um tanto quanto tardia. Já havia passado a época dos vestibulares e não havia realizado nenhum. Foi quando vi um comercial na TV sobre a segunda edição do vestibular de verão da Unijuí: foi aí que eu “acordei”. Sempre tive uma queda por escrever e mais ainda por conhecer e me ver nos bastidores dos veículos de comunicação. Então, optei por Jornalismo. No mesmo dia que soube que fui aprovado, já me desloquei até Ijuí para realizar a matrícula, encontrei uma pensão, na qual moro até hoje e aqui estou, partindo para o 6º semestre.

Durante estes dois anos e meio já participei de alguns eventos, alguns não diretamente relacionados ao curso, mas que renderam boas experiências… O primeiro ano foi o mais engraçado: participei em uma pesquisa de campo sobre a audiência das rádios no município de Ijuí, alguns trabalhos extraclasses e até ajudei a dar aula de capoeira, tudo para me “enturmar”.

Em 2009, segundo ano por estas bandas, comecei a me envolver com trabalhos mais voltados para a minha área. Durante seis meses escrevi para um jornal da minha cidade natal. Não deu muito certo, pelo fato da distância. Em seguida, trabalhei um mês como estagiário em um jornal de Ijuí. Não gostei, mas aprendi muitas coisas. Neste ano de 2010 procurei unir os trabalhos da faculdade com os meios de comunicação da região, pois acredito que ajuda a conhecê-los melhor e isso nos proporciona reconhecimento.

Atualmente trabalho como estagiário no Laboratório de Fotografia, localizado no prédio da Comunicação, no campus. Estou nele há quase dois meses e já aprendi muitas coisas, entre elas, uma que destaco: orientar crianças de escolas públicas do município de Ijuí em projeto voltado para a fotografia, um trabalho realizado por acadêmicos do curso e pelo professor Paulinho. Trabalho este que pode ser visualizado em exposição no Museu Diretor Pestana durante este mês, onde também darei uma mãozinha no acompanhamento de turmas.

As oportunidades estão aí, basta ter vontade e saber aproveitá-las. O importante, também, é saber tirar o máximo de aproveitamento em cada experiência.

Por Eduardo Elias Erthal – Acadêmico de Jornalismo da UNIJUÍ.

Deixe um comentário

