Psicologia da Publicidade e Propaganda

Em estudos desenvolvidos sobre a psicologia da comunicação, foi procurado medir a atenção, a memorização, as percepções, as sensações e os sentimentos das pessoas, na tentativa de descobrir como os consumidores chegam a eleger os aspectos mais atraentes de um determinado produto. Os resultados dessa primeira investigação foram tão satisfatório que as pesquisas foram ampliadas com uma nova técnica: ouvir os consumidores. Este novo método permitiu a descoberta fundamental de que os consumidores têm vários desejos, principalmente, a necessidade de produtos ainda inexistentes.

Segundo Vera Bachmann, Psicóloga Clpinica com especialização em Psicologia Analítica, mestranda em Psicologia da Infância e da Adolescência Publicitária “Tanto a Psicologia do Consumidor quanto a Psicologia da Publicidade centraram-se sobre as motivações do comportamento de consumo. Porém, a Psicologia da Publicidade possui um aspecto que a distingue da primeira. Ela está mais voltada para a permeabilidade do comportamento e nas possibilidades de como influenciá-lo. Engloba também as investigações das crenças, das tendências e das motivações dirigidas a uma marca ou produto específico. Além disso, possui métodos e meios que avaliam exclusivamente o campo da Publicidade e da Propaganda: as pesquisas de imagem e personalidade de produtos e marcas, as pesquisas de esclarecimento da mensagem publicitária e os testes de controle da ação publicitária”.

Algumas agencias deixaram a psicologia da publicidade e propaganda de lado, isso devido ao tempo e ao alto custo de pesquisas, no entanto, há outros fatores que passaram a permear o cotidiano publicitário como o fator do advento da era da informática, fator existente entre a Publicidade e o Marketing e a alta dose de intuição utilizada no campo publicitário. Esses fatores, segundo Vera, quando em conjunto contribuem para que a Psicologia da Publicidade e Propaganda tenha sido destituída, na atualidade, da sua condição de um eficiente instrumento de trabalho para os publicitários.

Segundo o publicitário Cristiano Fragoso chefe de criação da agencia Danke Comunicação fora do Comum “os produtos (agora) buscam o que existe nas pessoas para atender  necessidades, já que o ser humano esta no centro de tudo” Cristiano condisera que “a psicologia é importante na hora de criar, (óbvio), mas isso porque tudo que é fator humano é importante, afinal de contas, se faz propaganda não para produtos e serviços, mas sim para pessoas”.

Entendeu alguma coisa?

Sim?

Não?

Então assista o vídeo e comente a respeito!

Por Nay Back – Estagiária de Publicidade e Propaganda.

Anúncios

8 respostas em “Psicologia da Publicidade e Propaganda

  1. Nay, muito massa esse video… adorei! Otimas dicas pra se ligar e criar um posicionamento e abordagens realmente diferenciadas pros nossos trabalhos! Vlw!

  2. Belo blog sobre psicologia!

    Frequentarei aqui mais vezes!

    Esse post realmente tem a ver com o que eu procuro sobre psicologia!

    se quiser que eu publique algo de sua autoria, é só falar que eu coloco no meu blog com sua identificação e endereço do blog!

    da uma olhada no http://psicologiaparatodos.16mb.com

    abraços!

  3. adorei o vídeo… só não gostei de saber que a psicologia da publicidade foi deixada de lado….
    rsrssr

    muito

  4. Sou professora de Publicidade e Propaganda! Hoje usarei esse video em uma de minhas aulas. Preciso dizer o quanto gostei? Parabéns pela dinâmica.

  5. O vídeo é espetacular! A criatividade humana não tem limites, é evidente
    que sempre haverá lugar para pessoas com capacidade de observação e transformação de idéias que atinjam seus alvos. Parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s