Egressa da Unijuí aprovada em programa de mestrado

Seguir estudando após concluir a graduação, fazer especialização ou mestrado, era uma possibilidade remota quando iniciei o curso de Comunicação Social, habilitação Jornalismo, na Unijuí, em 2005. Tanto que foi uma surpresa muito grande e inesperada tirar o 1º lugar nacional, como bolsista ProUni, na avaliação do curso de Jornalismo no Enade 2006. Poder realizar o curso superior já significava uma grande conquista em minha vida.

Hoje, selecionada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para desenvolver uma pesquisa em nível de mestrado, percebo o quanto aprendi nestes cinco anos de vivências e descobertas como acadêmica da Unijuí. O conhecimento obtido por meio dos debates em sala de aula e do envolvimento em trabalhos e pesquisas com colegas, professores e professoras, e o perfil filosófico e de formação humanística que delineava o caráter do curso me permitiram desenvolver um olhar crítico para poder pensar sobre o jornalismo no contexto contemporâneo e sobre as transformações que ocorrem e atingem não só a profissão, mas toda a sociedade.

Por isso, a pesquisa que pretendo desenvolver nos próximos dois anos tem como tema o papel dos Observatórios de Mídia na consolidação de uma concepção ético-teórica à prática jornalística. Esses instrumentos realizam a crítica midiática, propondo discussões sobre como o jornalismo vem sendo praticado na atualidade. Tal proposta adquire relevância nos dias de hoje, em que se debate até mesmo sobre o futuro da atividade, pois aborda tanto a dimensão técnica, quanto a dimensão ética, social e política do jornalismo. De certo modo, os observatórios ajudam a lembrar que devemos sempre e, especialmente na academia, primar por um jornalismo democrático, ético e socialmente responsável.

Quero ressaltar que, durante a minha trajetória acadêmica, foi como bolsista de iniciação científica CNPq em projeto de pesquisa coordenado pela ex-professora da Unijuí, Ercília Ana Cazarin, que nasceu o gosto pela pesquisa propriamente dita. Essa experiência me mostrou o quanto a busca pelo saber exige leituras e releituras, e mais leituras… Assim como escrita e reescrita… Além de discussões aprofundadas, reflexivas e interdisciplinares. Ao compreender a importância da pesquisa é que pude estabelecer um novo projeto de vida.

Mas, além disso, há um aspecto que considero valioso: a amizade e a troca de idéias e valores que pude estabelecer com colegas, professores e professoras, e outras pessoas que me oportunizaram debates acalorados sobre o conhecimento e também sobre a vida. Todos contribuíram de alguma forma, para a busca do saber, para o meu crescimento profissional e pessoal. Amizades foram forjadas nesse período e muitos continuam sendo estimados amigos e amigas. E é sempre bom relembrar desse período, às vezes engraçado e alegre (principalmente durante as festas), às vezes triste e atribulado, devido aos “apertos” quando o prazo final para entregar os trabalhos, as reportagens e programetes, os vídeos e documentários, os ensaios e resenhas, entre outros, estava se esgotando. Ou ainda, quando alguém ou a gente mesmo passava por momentos difíceis.  Mas é gratificante olhar para trás e perceber que alguém sempre estava lá para ajudar, para apoiar.

Sei que agora se inicia uma nova etapa nessa trajetória de formação. Embora saiba que exigirá muito esforço e dedicação, as expectativas são muito positivas. O apoio da família e dos amigos tem sido essencial para ajudar a enfrentar esse novo desafio, em um lugar distante e diferente para mim. Mas tenho convicção de que será um período muito enriquecedor em termos de formação intelectual, profissional e pessoal. Afinal, a gente constrói a vida e a história que há em nós, durante e depois de uma trajetória acadêmica.

Por Candida Oliveira – Mestranda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Anúncios

5 respostas em “Egressa da Unijuí aprovada em programa de mestrado

  1. Candi, super parabéns! Muito legal começar esta nova etapa. Desejo muito sucesso, que, aliás, é algo que já te acompanha!!
    Adorei a foto ali! hahaha Muito divertidos aqueles tempos! E eu lembro perfeitamente que a música era Total Eclipse of the Heart e que eu quase quebrei o dedinho do teu pé com a garrafa… sorry! Mas valeu tantoooo a pena tudo (tirando a parte do dedinho, óbvio!) Saudades enormes desse tempo!

  2. Oi Candy!

    Parabéns! TUDO DE BOM!
    Eu tb lembro com muitooo carinho dessa época da faculdade e da música “Total Eclipse of the heart” e dos showzinhos (embora essa foto tenha acabado com a minha reputação hehe).
    Muito Sucesso nessa nova etapa!

    bjus

  3. Candy!!!

    Bom receber esse tipo de notícia!!!
    Um grande abraço a vc e a tds colegas q passam pelo blog…
    Segue dando exemplos…sempre Candy!!
    bjs

  4. uhuuuuull…

    cândi e vanessa são cults! heuheuhue
    lembrem-se de me contratar pra fazer tererê e café na agência de vcs!

    parabéns por mais essa mega conquista!
    sabe né, eu morro de orgulho de vcs… :]

    bjoo

  5. A Cândi é foda, cara. Digo e repito.

    Parabéns e sucesso, coisa fofa! =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s