Tendências e Inovações Criativas.

Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Unijuí realizaram ontem à noite, durante a Tec-e-Inova, ações de comunicação alternativa. O trabalho foi uma das avaliações do componente curricular Tendências e Inovações Criativas, disciplina da nova grade curricular do curso. A disciplina propõe criar um repertório cultural e criativo nos acadêmicos, o que envolve a observação e a discussão das tendências contemporâneas em arte (como vídeo arte, performances, arte urbana) em cinema, música, moda e comportamento.

Os alunos foram desafiados a planejar e executar ações que objetivassem a sensibilização do público presente, em especial o empresariado, sobre a importância da comunicação publicitária profissional. Para tanto, se buscou na tendência das mídias alternativas, do marketing de experiência e no marketing de guerrilha a inspiração para o desenvolvimento dos projetos. São formas de comunicação mais baratas, que causam grande impacto  e geram ótima “propaganda gratuita”, no boca-a-boca e nos meios de comunicação.

Foram desenvolvidas 3 ações. A primeira, consistia na entrega de um simples “saquinho”de papel. Ao entregar o pacotinho para os empresários, os alunos diziam “Aqui está a chave do sucesso da sua empresa”. Ao abrir, encontravam um simpático pintinho amarelinho feito de biscuit, com um mini folder. O texto dizia que a comunicação atual deste empresário podia ser um pintinho indefeso, mas que com publicidade profissional ela se tornaria o galo que anunciaria com toda a força as novidades da sua empresa.

A segunda ação envolveu a performance dos alunos como se fossem vendedores ambulantes. Sairam gritando pelo campus a plenos pulmões “olha o salame”, “olha a conchada de mocotó”, “olha o ovo roxo”. Ao abordarem as pessoas, ofereciam os produtos e, diante da recusa, ofereciam um folheto com o título destacando CLIENTE NÃO SE GANHA NO GRITO – valorize o profissional de comunicação. A ação chamou muito a atenção dos visitantes e expositores da feira, que se surpreenderam tanto com a performance quanto com o sentido da campanha. A Ação terá continuidade no blog http://www.naogrite.blogspot.com.

A terceira ação também envolveu uma performance. O grupo inicialmente realizou uma pesquisa com os expositores sobre a empresa e sobre as práticas de comunicação. Finalizada esta etapa, foi escolhido um expositor que utiliza de ferramentas de comunicação. O expositor foi então abordado por um suposto “cliente”(um dos alunos) que começou a dizer que conhecia a empresa porque ouviu a publicidade na rádio, que tinha visto o anúncio no jornal, que admirava esta empresa, etc. Nisso começou a chegar mais “clientes”(os outros alunos), todos dizendo que conheciam a empresa, que lembravam dos materiais publicitários. Se formou um burburinho em torno do stand. Nas palavras do próprio expositor, “ele estava se sentindo o máximo!”. Essa era a intenção, segundo uma das alunas do grupo. Depois disso, se explicou para o empresário que com a publicidade profissional este é o resultado: lembrança e reconhecimento de marca por parte dos clientes, admiração e fidelização. Por fim, o empresário ganhou um brinde e uma salva de palmas que fez a área de exposição da Tec-e-Inova literalmente parar.

Parabéns aos acadêmicos! Pude acompanhar os grupos e realmente o pessoal adorou as idéias, isso comprova que estamos carentes de idéias boas, criativas e inovadoras. São formas “simples” e criativas de mostrar que uma boa comunicação é essencial.

 Professora do componente: Melissa Gressler.

 Alunos entregam sua ação para o palestrante  Luli Radfahrer.

Alunos e a empresa escolhida para a ação. ( de verde – Rodrigo proprietário da Recarga Fácil).

Anúncios

Uma resposta em “Tendências e Inovações Criativas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s