Misto de literatura e cinema

ficheiro-julia

Hoje vou ter uma ajudinha em minha coluna. Sabe quando um livro é muito vendido, tem uma história super legal e todo mundo quer ver no cinema? Foi justamente isso que aconteceu com ‘O Leitor’. Quem começa falando é o Arion Fernandes, que traz a sua visão do livro e, logo a seguir, o meu comentário sobre o filme:

o leitor 1

‘Semana passada li, em poucos dias, o livro O Leitor, do escritor alemão Bernhard Schlink. Livro este que deu origem ao filme de mesmo nome lançado em 2008, o qual você já deve ter ouvido falar, pois rendeu o Oscar de melhor atriz a Kate Winslet. Sim, a mesma do Titanic, lembra?

No livro, Schlink coloca um pouco do seu mundo para dentro da história, e não falo só pelo fato de se passar na Alemanha. O autor, além de escritor, é também professor de Direito e Filosofia. No decorrer do romance, o mesmo levanta breves reflexões filosóficas e considerações a cerca de moralidades, deveres e dignidade humana. Calma, não desistam, essas reflexões são totalmente pertinentes à história, tornando-a ainda mais envolvente e interessante. Mas afinal, que história ele conta? A história de um adolescente, de 15 anos, que conhece, se apaixona e envolvem-se profundamente por uma misteriosa mulher 20 anos mais velha. A relação dos dois baseia-se em leituras, banhos de banheira e sexo. Num certo dia, sem explicação alguma, essa mulher desaparece, sem deixar pistas. Anos mais tarde, ele a reencontra. Ele na condição de estudante de direito, ela sendo acusada por crimes nazistas.

O livro prende a atenção, a escrita é limpa, sem muitos rodeios e bem resolvida, sem perder a essência e o gosto de cada frase. Mesmo ao falar do sexo, por exemplo, é de um erotismo suave, de uma beleza simples, envolvendo a descoberta da adolescência diante à maturidade e ao amor. Mas não se engane, o livro tem um lado pesado, decorrente do próprio nazismo.

A respeito do filme, deixo a cargo da Júlia, que pode falar melhor do que eu. O DVD estava em minhas mãos no final de semana passado, mas não assisti, pois ainda não tinha terminado o livro. Então resisti a vê-lo, caso contrário perderia a graça do final, não achas?’

o leitor 2

Algo a acrescentar? Acho que essa definição que o Arion fez ficou perfeita [e sinto que vou ser substituída em breve]. Só para finalizar, além de ganhar o prêmio como melhor atriz, o filme ainda foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Fotografia. Comece deliciando-se com o trailer a seguir. E não deixe de assisti-lo nesse final de semana que pede muita coberta, vinho e filmes!

6 respostas em “Misto de literatura e cinema

  1. Que divertido ser colaborador do Blog da Usina… heheh
    É bom para matar as saudades dos meus tempos de Usineiro!

    Mas nesse final de semana eu assisto esse filme, conforme a sugestão da Júlia: debaixo de cobertores e bebendo um bom vinho…

    Por hora, era isso. Até mais!

  2. eeeee…
    viva o arion q vai tomar meu lugar na coluna!
    hauhauahuhaua
    adorei o texto viu…

    bj bj

  3. Oi gente!!! Sempre passo pelo blog mas dificilmente comento. Porém, depois da ilustre participação do Arion tbm vou dar minha opinião rsrsrs.
    Já li O Leitor e parabéns pela descrição, Arion, tá perfeita. Me apaixonei pelo livro. Na verdade leio tudo o que tem a ver com as histórias do nazismo, acho interessante. Ainda não vi o filme, talvez nesse final de semana siga a sugestão vinho-cobertor-filme. Ah, seguindo a linha do nazismo, estou lendo O Menino do Pijama Listrado e recomendo!
    Beijinhos

  4. Mazoo Arion, muito bom. ta a cada dia com um texto melhor que outro. Eu já havia “roubado” um texto dele para o meu blgo dias atrás, e agora vejo esse belíssimo texto aqui, sobre O Leitor. Eu já tinha ouvido falar muito bem dessa obra, e agora fiquei com mais vontade de ler! Por acaso Arion, se tu tens esse livro, pode me emprestar? auhauhahau. nesse caso, te devolvo o Dom Quixote! euheuehueheuheue. uma troca justa, não acha! grande abraço e parabéns pelo blog!

  5. Huhulll, será que deu vontade de ver??? mas é claro!!
    ooo… e Kate Winslet é ótima! Bom… vou ter que locar o filme e ver! Acho q nesta quarta vai dar!!! EBAAA!!! Obrigado pela indicação Júlia!!!

  6. Galeraaaa!
    Eu já assisti esse filme. No começo confesso que não esperava muito, mas é super legal!!!!
    Só pra reforçar a sugestão do Arion e da Júlia!
    ótima idéia aquela história de filme, vinho e cobertor!
    hehe
    beijos

Deixe um comentário

